4 de mar. de 2013

Cronograma Capilar

Olá pessoal!

O post de hoje é comprido e difícil de fazer mas, vou tentar resumir o máximo possível. 

Muitas vezes as pessoas me dizem que tal creme não adianta, não parece dar resultados mas, é aí que muita gente se engana. Não basta só usar produtos bons, precisamos saber a hora de usá-los. 

Para ter cabelos "de novela" é necessário fazer um cronograma capilar. Não basta fazer só hidratações, precisamos também de reconstrução (reparação) e nutrição. Os cabelos com qualquer tipo de química necessitam deste cronograma, ou acabam não sobrevivendo, rsrsrs. 





Vamos por partes. 

Hidratação:

São as máscaras mais conhecidas e simples de achar. São produtos a base de aloe vera entre outras plantas. Nessa etapa as máscaras mais simples como Pantene, Elsève, podem ser usadas. Para quem quer investir mais eu indico essa aqui, que ainda não fiz post no blog. Ela é a base de água, o nutriente mais importante da fibra capilar. O objetivo dessas máscaras hidratantes é justamente esse, repor os líquidos. 


Nutrição:

São máscaras a base de manteiga de karité ou de óleos, como óleo de argan, de uva, de coco, tutano, produtos com bastante pantenol. 
Eu indico essa aqui de óleo de Argan. Tem um preço acessível e é bem hidratante. Também indico essa aqui. A nutrição é indispensável, é a etapa de reposição da oleosidade dos fios (quando digo oleosidade é no bom sentido, na oleosidade natural que o cabelo precisa). 

Reconstrução:

A reconstrução é a etapa de reposição de queratina, que é a composição básica do fio. A reconstrução tem como função fortalecer os fios, por isso muitas vezes depois de usar esse produto você vai achar que seus fios estão "duros", mas não se preocupe, é esse o efeito que queremos. Se a reconstrução foi feita da forma correta, depois de finalizar com um bom condicionador o efeito "duro" some.
Quem utiliza muita química PRECISA se habituar a fazer essa etapa do procedimento, ela é MUITO importante para manter os fios na cabeça, rsrsrs. 

Eu indico os produtos que são meus queridinhos e já fiz post aqui e aqui.

Bom, finalizando: 

É muito importante fazer mais hidratações do que qualquer outra coisa mas, é necessário também a nutrição e a reconstrução para se ter cabelos saudáveis. 

Obs: Uma dica, caso você ainda não entendeu direito como diferenciar uma máscara da outra, é bem simples. A maioria das máscaras de hidratação e nutrição são mais líquidas, se você virar o pote ela cai no chão, já as reconstrutoras são grossas, densas e não caem.

Outra coisa importante, só deixe a máscara agir nos fios o tempo indicado na embalagem. Às vezes pensamos que "quanto mais tempo melhor", mas não é assim que funciona e isso pode até prejudicar o desempenho do produto. Então, respeite o tempo de pausa. 

O cronograma perfeito seria o seguinte:


Não se esqueçam, para ter um bom resultado é preciso combinar essas três etapas. Só uma não dará resultado satisfatório. 



Qualquer dúvida, comentem!!!

3 comentários:

  1. Bom dia..gostei disso...vou deixar anotado..mais agora que voltei a fazer alisados no cabelo..beijos e boa semana

    www.cosasde-ladydiva.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta matéria !!! ainda não tinha pensado desta forma tão clara como colocou ak parabéns. ja anotei ak as dicas e os 3 passos!!!! só não entendi direito sobre o cronograma por exemplo 1º dia eu hidrato o cabelo dai quanto tempo terei que hidratar de novo e depois fazer a nutrição e depois a reconstrução? quando disse dia 1, 2, 3 é um dia seguido do outro na semana? isso que fiquei em duvida. obrigada bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miquela,

      É simples, siga exatamente como está no quadro, um dia após o outro. No primeiro dia da primeira semana hidrate, no segundo também e no terceiro faça uma nutrição.
      Na próxima semana faça a mesma coisa. Já na terceira troque a nutrição do terceiro dia pela reconstrução. Depois comece novamente e assim sucessivamente até que seus fios estejam mais fortes, depois pode fazer isso apenas em tempo mais espaçado, por ex. numa semana você hidrata, na outra nutre e na última reconstroi.

      Entendeu?

      Beijosss

      Excluir

Deixe seu comentário aqui!

 
BELEZA INCONDICIONAL - COPYRIGHT © 2015 - DESENVOLVIMENTO E CODIFICAÇÃO POR: ROBERTA KRUTZMANN